domingo, 3 de junho de 2012

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

"Nos primeiros tempos da Igreja não houve a percepção de sua necessidade, justamente porque todos os domingos era celebrada a Trindade. Em todo ocaso essa festa existe e nós a aceitamos como uma oportunidade para meditar sobre o Deus que acreditamos". Fernando Armellini. Celebrando a Palavra.

"Toda autoridade me foi dada no céu e na terra."Mt. 28,18b
Meus irmãos comecemos por buscar sentir, entender o sentido, a natureza, o modo de autoridade de que está falando Jesus. Muitas vezes o nosso entendimento acerca do tema, consiste no exercício de dominar, oprimir, mandar, derrotar as pessoas. As vezes dizemos, e isso se dá infelizmente entre alguns de nós padres, aqui na paróquia quem manda sou eu.

É verdade que no exercício administrativo, seja, ele, na Igreja ou em outra Instituição, existem algumas situações em que é preciso ter pulso firme, porque entendemos que tal situação está prejudicando a comunidade, o grupo e a própria caminhada. Porém, estufar o peito, engrossar a garganta e dizer aqui quem manda sou eu, parece um tanto exagerado, não conhecemos em toda a Bíblia, nenhum momento em que Jesus ostenta seu poder e autoridade por essas vias. Ao contrário, o seu poder sempre foi baseado no serviço, na doação e na total entrega por amor. "Não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos". Isto ele falou em Jerusalém depois que Tiago e João, ambicionando um poder temporal, pediram-Lhe para ficar, um à sua direita e o outro à sua esquerda no Templo.

"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Mt. 28,19
Meus irmãos como podem ver, o papel dos apóstolos, o nosso papel é introduzir, é reunir, é congregar toda a comunidade, todos os povos em torno do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para tanto, como os Apóstolos somos investidos.

Investir aqui não tem relação com o ato de vestir trajes, porque o traje aqui é o Espírito Santo recebido, o traje aqui é poder, a autoridade que recebemos de Jesus, para, igualmente empoderarmos a comunidade, os irmãos, através do batismo oferecido, e através de um novo jeito de praticar, de entender e de ler a relação poder verso serviço e serviço verso poder.

Mas não podemos esquecer que hoje celebramos a festa da Santíssima Trindade. Um dogma, dentre todos o maior. E o que é um dogma?  O dogma é uma verdade absolutamente segura sobre a qual não pode haver dúvidas nenhuma.

O dogma de hoje proclama a verdade do mistério trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo. O mistério não é algo impossível de existir, mesmo que nossa inteligência não o alcance. Até porque se alcançasse deixaria de ser mistério.

Entendendo que a Santíssima Trindade não pode ser tocada por nós, por nossos olhos nem por nossas mãos, então, toquemos na irmã, toquemos no irmão. Esses você pode tocar, esses você pode abraçar, esses você pode sentir, esses você pode amar e perdoar. E ao fazermos assim, não é o irmão que abraçamos, nem a irmã que tocamos, mas tocamos e abraçamos a Trindade que nele e que nela está.













Nenhum comentário:

Postar um comentário