sábado, 9 de fevereiro de 2013

HOMILIA DO V DOMINGO DO TEMPO COMUM


"Lançai as redes em águas mais profundas"

Caríssimos irmãos, a cena de hoje começa a partir de uma experiência fracassada, vivida pelos apóstolos, depois de uma noite de pescaria sem resultado.

Estamos no Lago de Genesaré, no Mar de Tiberíades, no Mar da Galileia, ou seja, estamos no mesmo lugar. Nesse mar, depois de uma noite de muito serviço, de muitas idas e muitas vindas pelas baixas ondas do Mar da Galileia, os discípulos de Jesus, Pedro, Tiago e João estão agora na beira da praia certamente lamentando o tamanho do fracasso e do insucesso daquela noite, provavelmente certos de que o melhor a fazer agora é juntar as redes, recolher os remos, colocar tudo por sobre os ombros e voltar para casa. 

São homens que neste instante não encontram motivação para uma nova tentativa, são homens que preferem agora o calor das águas rasas, embora sabendo que também ali peixe não encontrarão.

O lamento é claro: trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Um lamento semelhante aos que se ouve quase todo dia: eu luto tanto, eu rezo tanto, eu me esforço tanto, mas parece que tudo dá errado para mim. 

Outro dia uma jovem senhora chegou para mim e me perguntava: Padre por que que eu rezo tanto, me esforço tanto pelas coisas de Deus, mas tudo continua dando errado em minha vida. Será que é por que sou uma pessoa sem fé?

Aí, eu também lhe perguntei: E quem foi que lhe disse que o fato de você rezar, se esforçar, ir à missa, comungar, devolver religiosamente o seu dízimo, lhe isenta de fracassos, decepções e derrotas? E quem disse que a fé, muito ou pouca, grande ou pequena é a certeza de todas as vitórias e sucessos na vida de uma pessoas?

A cena de hoje vem mostrar como na vida os sucessos e os fracassos são uma realidade, da qual não devemos descuidar. Cada um pela sua peculiaridade. Agora o que não devemos, é desanimar, desistir, deixar de acreditar e lutar. Aquele que deixou de acreditar e lutar, confessou publicamente sua derrota e seu fracasso. 

Provavelmente em algum momento de sua vida você viveu a situação em que se encontram neste instante os apóstolos, possivelmente em algum momento de sua vida você pensou em desanimar, ou ficar parado no cais, achando que não valia mais a pena ir pescar. Para você, devido todas as frustrações, todos os insucessos, todas as derrotas, não tem mais sentido arriscar tanto, chega. E aí você passa a se contentar com nas águas rasas e superficiais de sua vida.

É verdade que as águas mais profundas sempre trazem mais perigos e mais desafios, mas, mais perigoso é não avançar, é não arriscar, porque não avançando, não encontramos os peixes, não encontramos a paz, não encontramos a justiça, não promovemos a vida.

Se você é uma pessoa, que devido a constantes decepções se encontra agora desanimada, triste, descrente, vivendo nas águas rasas, superficiais de sua vida, Jesus tem uma palavra para você. "Avance para as águas mais profundas". Saia desse medo, saia dessa depressão, saia dessa angústia. Você não nasceu para ficar parado na margem, muito menos no porto; no porto da tristeza e da desilusão, você nasceu para singrar os mares mais profundos e mais distantes da justiça, da verdade, do amor e da paz.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário