sábado, 21 de maio de 2016

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

¨"Muitas coisas tenho ainda a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora" Jo. 16,12
 
Caríssimos irmãos com esse versículo iniciamos uma breve reflexão acerca da festa de hoje, a Festa da Santíssima Trindade.
 
Muitas coisas a dizer, e a incapacidade de poder suportar. Com esta afirmação Jesus está dizendo que muitas coisas ainda vão acontecer na vida dos discípulos e na nossa também, e em muitas delas como eles, nós não saberemos que direção tomar.
 
No que se refere aos discípulos, o maior e mais duro acontecimento que está preste a acontecer é o  fracasso de Jesus, sua morte, "jogando por terra" todo um sonho de libertação à base da lógica que pairava na cabeça daqueles fracos homens.
 
Essa é uma das coisas que Jesus até já havia dito, mas eles não compreenderam, ou não quiseram compreender, porque exatamente contradizia toda a ideia de libertação e de Messias que eles carregavam. De fato essa é uma verdade muito pesada e muito dura de falar ali, para quem já estava com o coração perturbado como o deles, seria aprofundar uma tristeza e uma dor que já se mostravam visíveis nas reações deles.
 
"Ele me glorificará". No mundo atual se entende uma glorificação quando alguém ganha, supera  o outro, vence, derrota seu adversário. No caso de Jesus sua glória é sua entrega na cruz. Sua glória é a vitória do pecador sobre o pecado. Sua glória é quando os pobres são elevados da sua miséria e da sua pobreza. Sua glória, é quando a exploração, a ganância e a corrupção que corroem os homens por dentro, são vencidas.
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário